segunda-feira, 9 de maio de 2011

Lideranças municipais do Oeste do Pará lutam pelo Estado do Tapajós

Uma das frentes de atuação será a realização de seminários para o esclarecimento das mudanças para a população
Lideranças municipais lutam pelo Estado do Tapajós
Estado do Tapajós 


Após a aprovação do Plebiscito sobre a criação do novo estado, a expectativa pela emancipação e desenvolvimento motivou os lideres dos municípios em questão. O crescimento da economia é o fator principal no contexto do novo tempo que vive a região.

Há muito que a população do Oeste do Pará esperava a aprovação do Projeto, mesmo esperando a aprovação do Senado, as esperanças se renovaram. Com a emancipação, a vida da sociedade passará por grandes mudanças, principalmente no setor econômico que despontará em investimentos.

Segundo o economista José de Lima Pereira, o avento da emancipação irá alavancar os setores da economia local. “Como nós já temos uma área de aftosa bem menor hoje, já estamos com 75% já podemos exportar, já estamos na área de livre comércio para exportação. Hoje a gente já tem a consulta de mais quatro grandes frigoríficos para cá, mas também a industrialização de alguns grãos, então isso faz com que a economia seja dinâmica em todos os sentidos, não só na questão do emprego público, mas também na prestação de serviço e principalmente na industrialização”

Além das indústrias e pecuária, o comércio também se tornará um atrativo de investimento, tendo em vista que hoje alguns entraves bloqueiam investimentos no setor. 

“Na área da nossa região, ele tem sido mostrado realmente ineficaz no que diz respeito a investimento, porque nós vivemos hoje com uma renda per capita muito baixa. Mas nós esperamos que com essa nova notícia da criação do estado do Tapajós, esse cenário mude, mude para a melhor e que haja realmente uma atração de investimento, porque hoje existem outros entraves como ambiental e tudo isso faz com que Santarém fique aquém do que o seu povo merece, do que a sua população precisa”. Analisa o presidente da Associação Comercial de Santarém.
Municípios se mobilizam para a criação do Estado do Tapajós

Após a notícia de aprovação do Plebiscito, para a criação do novo Estado, na Câmara dos deputados, os representantes da Comissão em prol do novo estado, e políticos de outros municípios, estiveram reunidos em Rurópolis para traçar as articulações para a aprovação do Tapajós.

“Eu acredito que agora, começa haver um sentimento de unidade regional, então essa unidade é que vai fazer com que o estado do Tapajós seja realmente um fato, seja realmente uma realidade”. Ressalta o coordenador da Comissão em prol do novo estado, Edvaldo Bernardo.

As lideranças dos municípios do novo estado se enchem de expectativas pela efetivação do projeto.

“Um desejo muito grande não só do município, mas também dos outros municípios que fazem parte dessa região nossa aqui, próximo de Itaituba, porque a gente é um dos que mais sofre na região e o povo tem essa esperança que o estado novo do Tapajós, a gente possa começar a desenvolver realmente essa região”. Afirma o prefeito de Trairão, Danilo Miranda.

Para que a votação seja favorável ao Plebiscito, os vereadores esperam contar com a união dos gestores dos municípios de todo o Oeste Paraense.

“A palavra de ordem é unidade. O que nós queremos a partir de agora é estar em todos os municípios fazendo essa grande articulação para que nós possamos levar as informações que possam estar trabalhando o convencimento. Levar essa boa informação as comunidades do Oeste do Pará”. Destaca o vereador de Santarém, Henderson Pinto.

Uma das frentes de atuação será a realização de seminários para o esclarecimento das mudanças para a população. O próximo município a receber a mobilização será Itaituba, no próximo dia 19 deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário