Os deputados do Partido Verde (PV), da senadora Marina Silva, acompanharam o governo federal em aproximadamente 56% das matérias discutidas na Câmara Federal na atual legislatura. Os dados revelam que, a julgar pela atuação dos parlamentares verdes, o apoio de Marina será, de fato, um mistério neste segundo turno de eleições presidenciais. O acompanhamento das votações é feito pelo Congresso Aberto, organização sem fins lucrativos que utiliza dados oficiais para gerar um panorama da atuação de parlamentares e partidos no Congresso Nacional. De acordo com a ONG, os principais partidos da oposição (DEM, PPS, PSDB e PV) acompanharam, em média, 24% das votações dos partidos da base (PT, PCdoB, PMDB, PP, PR, PSB e PSC), desde 2007.
E pelo andar da carruagem a cor verde no PV passou para vermelha. Integrantes do PV não gostaram das declarações de Marina Silva à Folha de S. Paulo de que haveria um “apetite por cargos”. Este grupo, inclusive, ameaça romper com a candidata e apoiar José Serra, candidato do PSDB à Presidência.
Não sei porque estão “nervosos”. Eu disse na BANDNWS FM/Campinas (106,7) de que a fala da Executiva do PV de que a negociação do apoio no segundo turno – para Serra ou Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência – passaria pela questão programática e não por cargos era balela. O PV sempre se aliou a governos para ter cargos no Executivo. Não há o que reclamar. O partido só teve essa expressiva votação em razão da Marina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário