sexta-feira, 4 de março de 2011

EUA esperam "solução pacífica" entre Nicarágua e Costa Rica


Os Estados Unidos esperam que o conflito fronteiriço entre Nicarágua e Costa Rica tenha uma "solução pacífica" dentro do direito internacional, afirmou nesta sexta-feira a secretária de Estado, Hillary Clinton, após uma reunião com o chanceler costarriquenho, René Castro.
A secretária de Estado dos EUA expressou seu respeito pela decisão sobre o assunto da Corte Internacional de Justiça de Haia que se emitirá na próxima terça-feira sobre as diferenças entre os dois países na fronteira do rio San Juan.
Por sua parte, Castro reiterou a necessidade que se analisem internacionalmente os US$ 1,4 bilhões em fundos privados que recebe a Nicarágua e dos que não se explicou sua procedência.
"Como se estão utilizando? De onde provêm? Saber isto seria crucial para solucionar o conflito entre Nicarágua e Costa Rica", disse Castro na entrevista coletiva.
Na quinta-feira, em um discurso no fórum Diálogo Interamericano, Castro denunciou a "ocupação" da Nicarágua de território costarriquenho e explicou que a maioria dos fundos, dos que não existe contabilidade, parece proceder em sua maioria da Venezuela.
Durante a reunião entre Hillary e Castro também se tratou a luta contra o narcotráfico na região centro-americana.
A chefe da diplomacia americana prometeu apresentar fundos adicionais para este combate contra o crime organizado na região, mas acrescentou que é necessário um uso mais efetivo dos recursos.
"Nossa experiência é que os dólares por si só não são suficientes, devem ser acompanhados de treino, assistência e organização", assinalou a secretária de Estado dos EUA.
Castro agradeceu a colaboração e explicou que o governo de Laura Chinchila receberá no final de março uma Cúpula Multilateral de Países Comprometidos contra o Narcotráfico no Caribe na qual participarão EUA, França, Holanda, Guatemala, o Belize, Costa Rica e a República Dominicana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário