O presidente Lula recebeu nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, o prêmio "Personalidade França-Brasil" de 2010, concedido pela Câmara de Comércio franco-brasileira.
O prêmio agracia a cada ano personalidades que contribuíram para reforçar as relações entre os dois países.
A ministra francesa da Economia, Christine Lagarde, veio pessoalmente ao Rio para transmitir a mensagem do presidente Sarkozy.
Em um tom muito pessoal, Sarkozy afirmou que após entregar seu mandato à Dilma Rousseff, em janeiro, Lula vai permanecer com exemplo para todos os brasileiros, todos os franceses e para o mundo inteiro. "Você continuará como referência, fonte de inspiração e exemplo de sabedoria. Continuará como um amigo meu, um amigo muito querido".
O presidente francês assinalou que "França e Brasil são parceiros privilegiados para que as coisas mudem e para promover reformas audazes" na governança mundial, especialmente durante a presidência francesa do G20.
Lula respondeu destacando a parceria estratégica entre Brasil e França, e afirmou que Sarkozy "é um amigo, um camarada de quem me lembrarei por toda a vida".
Perguntada se tratou dos caças Rafale que a França pretende vender ao Brasil, a ministra francesa respondeu: "não, estou aqui para homenagear um homem".
Nenhum comentário:
Postar um comentário