Diretores do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) participam, hoje e amanhã, dias 23 e 24 de novembro, do Seminário Regional: MT e TO – Capacitação em Ação Sindical nos Impactos dos Grandes Projetos na Amazônia. O evento é realizado pela Comissão Nacional da Amazônia da Central Única dos Trabalhadores (CUT), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
O objetivo, além de capacitar os sindicalistas para os debates, é ampliar a discussão entre a sociedade, Poder Público e empresários sobre as tendências econômicas de ocupação e uso do solo amazônico. Na ocasião, foi apresentado o Macrozoneamento da Amazônia, proposto pelo governo federal. “As hidrelétricas, por exemplo, são essenciais para estimular a geração de energia elétrica no Brasil. Mas são iniciativas que precisam ser debatidas com toda a sociedade”, ressaltou a secretária de Formação Sindical do Sintep/MT, Marli Keller.
A preocupação quanto à implantação destas usinas está baseada no fato de que 70% do potencial hidráulico brasileiro encontra-se na Amazônia. “Por outro lado, a expansão viabiliza que a energia chegue a comunidades indígenas e outras distantes dos grandes centros. No entanto, é preciso avaliar questões primordiais como sustentabilidade, benefícios para a sociedade e desenvolvimento da economia local”, acrescentou a sindicalista.
O MacroZEE da Amazônia Legal divide a região em 10 unidades territoriais. A proposta está ancorada em ações estruturantes, como por exemplo: recuperação e atualização do Macrodiagnóstico da Amazônia Legal (elaborado em 1994), elaboração dos cenários para a região, a articulação entre o ZEE e as políticas públicas regionais e a montagem de uma rede ZEE, congregando instituições públicas e civis da região. A Amazônia é uma região natural da América do Sul, definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical - a Floresta Amazônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário