quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Após seca histórica, rios da Amazônia voltam a encher em ritmo lento

Chuvas voltaram há quase um mês e rios enchem no sul do Amazonas.
Segundo CPRM, situação deve voltar ao normal em janeiro de 2011.

Após passar por um período de estiagem prolongada, ribeirinhos e agricultores da Amazônia começam a se preparar para a época de cheia dos rios.
 A seca este ano foi uma das maiores da histório. O Rio Amazonas, por exemplo, registrou o menor volume de água das últimas 5 décadas. Houve falta de água potável e comunidades ficaram totalmente isoladas.

No município de Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus, os agricultores não conseguiram escoar a produção de farinha de mandioca. Em Parintins, a plantação de hortaliças e o pequeno bananal pouco se desenvolveram.
 A chuva voltou na região há quase um mês e os rios começaram a encher no sul do Amazonas. Mas, por enquanto, a cheia só deve começar a ser notada daqui a um mês porque o ritmo da subida do nível dos rios ainda está lento.

“Aos poucos, esses municípios tendem a voltar à normalidade. No entanto, como a vazante foi muito grande, o nível do rio está muito baixo ainda para o período. Pensamos que até janeiro a situação volta ao normal para na região”, disse Marco Antônio Oliveira, do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário