Neste sábado (13), na audiência pública que o MP (Ministério Público) do Pará promove sobre o abastecimento de água em Santarém, o professor Milton Matta, da UFPA (Universidade Federal do Pará), deve apresentar um diagnóstico da situação na cidade, e a possibilidade de solucionar o problema com o uso do Aquífero Alter do Chão.
O aqüífero passa pelos estados do Pará, Amazonas e Amapá.
No Amazonas, 10 mil poços particulares e 130 da rede pública já utilizam o aqüífero para abastecer 40% da população de Manaus.
A audiência pública acontece no auditório do Iespes, a partir das 8h deste sábado. Qualquer cidadão pode participar.
A audiência é aberta a todos e contará com a presença de dois professores da UFPa, especialistas no tema.
O evento será presidido pelos promotores Hélio Rubens e Paulo Roberto Monteiro. A iniciativa do MP é devido ao grande volume de reclamações com relação ao abastecimento de água na cidade. Inclusive um grupo de cidadãos santarenos já ingressou com um pedido de providências ao MP, assinado pelo advogado José Ronaldo Dias Campos e outros.
A audiência contará com a presença de 2 professores da Universidade Federal do Pará, Milton Matta, coordenador do Laboratório de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, e José Pina, diretor da Faculdade de Geologia.
Os professores foram convidados por desenvolverem pesquisa sobre o Aquífero Alter do Chão, a maior reserva de água doce do mundo. Eles devem apresentar um estudo sobre os problemas do abastecimento em Santarém, bem como alternativas de solução, com baixo custo, e com uso das águas do aqüífero.
Foram convidados a participar do evento, representantes de associações comunitárias, da sociedade civil, da Cosanpa, do Estado e do município. Qualquer cidadão pode participar e terá oportunidade de denunciar e expor sua opinião.
O MP deve usar as informações colhidas na audiência para mediar uma solução para o problema que atinge a todos os bairros da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário