A Polícia Federal investiga suspeita de vazamento da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Juazeiro, no norte da Bahia. Segundo informações da BandNews FM de Salvador, o tema de redação teria sido divulgado antes da realização do teste.
Os investigadores devem ouvir professores de Petrolina, cidade pernambucana que faz divisa com Juazeiro. Eles teriam ouvido comentários de alunos sobre o tema da redação, pouco antes da prova. Se houver necessidade, será aberto um inquérito.
Logo após o primeiro dia do Enem 2010, no sábado, estudantes já haviam relatado problemas na impressão da folha de respostas e da prova amarela.
A redação fazia parte da prova aplicada no domingo e teve como tema o trabalho na construção da dignidade humana. Por enquanto, o Enem está suspenso, por decisão da Justiça Federal do Ceará. O Ministério da Educação irá recorrer da sentença.
Quanto ao gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)
A Justiça Federal do Ceará informou, na tarde desta terça-feira (9), que a divulgação do gabarito do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) está proibida. Segundo a assessoria de comunicação da Justiça Federal cearense, a juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara, ratificou a decisão divulgada na segunda-feira (8), que acarretou na suspensão das provas realizadas no último fim de semana.
Uma nota divulgada pela assessoria diz que "a liminar já havia deixado evidente que o Exame Nacional do Ensino Médio encontra-se suspenso, incluindo, obviamente, a divulgação de gabaritos e recebimento de recursos". A Advocacia Geral da União informou que pretende entrar com recurso ainda esta semana, a pedido do Ministério da Educação.
Falhas
Após o vazamento das provas no exame do ano passado, o Enem 2010 voltou a apresentar falhas. No cabeçalho da folha de respostas da prova, o espaço para o gabarito das questões de ciências da natureza estava incorretamente identificado como ciências humanas.
Os candidatos que tiveram problemas no sábado com o caderno de provas de cor amarela poderão refazer a prova, segundo o Ministério da Educação.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) informou que deve abrir uma página para reclamações na internet nesta quarta-feira. Os estudantes que se sentirem prejudicados com o erro no caderno poderão tecer suas reclamações. O espaço ficará no ar até o próximo dia 16.
Expansão
Desde o ano passado, o Enem se tornou uma das principais formas de acesso às universidades públicas. Segundo levantamento do MEC (Ministério da Educação) divulgado em agosto, ao menos 59 universidades federais usarão a nota do Enem de 2010 em seus processos seletivos. Parte delas com seleção pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada), para qual as inscrições devem começar em 20 de janeiro de 2011.
Pelo SiSU, devem ser abertas 80 mil vagas em instituições públicas de ensino superior pelo sistema, segundo a Secretaria da Educação Superior do MEC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário